Todos ficaram chocados com a brutalidade que ocorreu na escola do Rio de Janeiro, mas tirando todo sensacionalismo que a mídia quer exprimir desse caso, como a dor das famílias ou próprio massacre em sí, o que podemos aprofundar neste caso?. Bom aos que não sabem a cada geração que passa a instituição família é um órgão que se torna cada vez mais falido, esta se degenerando e isto é preocupante, pois reflete na sociedade como um todo. Os brasileiros culturalmente, não é uma sociedade progresista, que consegue uma igualdade do direito a população com maior vulnerabilidade social (os mais desfavorecidos). Muitos deles são velados pela sociedade e pelo estado, são moradores de rua, dependentes de susbstâncias ilícitas, transtornos psicologicos, são casos de saúde pública, a mesma saúde pública que não consegue atender a demanda de seus hospitais e resolver as super-lotações. Todos esses contrastes que as nossas cidades apresentam, todo este emaranhado de teias, são estas realidades que compõe o ambiente aonde nos vivemos e o que tudo isto tem haver com o ocorrido? Simples, além de vários fatores, a violência esta se arraigando no nosso dia a dia, ontem o que era algo intrigante, inimaginável, amanhã se torna comum e assim vamos nos tornando impermeáveis como o concreto que reina em nossas cidades e o verde que perde seu espaço.
Como qualquer acontecimento temos que extrair algo benéfico, apesar da barbárie, esta é uma chance das pessoas afetadas direta e indiretamente se unirem por um ideal comum, a indignação. Esta oportunidade que esta ocorrendo é excelente, a escola se reaproximando das familias, professores de outras instituições querendo contribuir para a superação do luto e este vinculo que esta sendo recuperado pela escola com família, se perpetue. A indignação do ocorrido não fique apenas na lembrança das pessoas, que isto tome forma dentro de cada um e não deixar que a sensação de impunidade esteja presente em nós e pelo contrario, que a busca do que é legal por direito fique instaurada e apenas dessa forma o que vem ocorrendo poderá mudar.
Pois ficar com o discurso de sempre é fácil, mas as mudanças são trabalhosas e não vão vir de cima para baixo, e sim o contrario. Quando haver um clamor por mudança advindo da própria sociedade as realidades melhorarão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário